Bolsas estudantis
Os Programas de Assistência Estudantil oferecem bolsas aos alunos presenciais que demandam auxílio socioeconômico. De um total de cerca de 11 mil alunos matriculados em cursos presenciais, cerca de 2.200 são assistidos pelo Programa de Bolsas. Para ter acesso ao Programa de Bolsas, o estudante deve: (i) estar regularmente matriculado; (ii) preencher o Cadastro para Programas de Assistência Estudantil (CPAE), disponível na plataforma Minha UFOP; (iii) apresentar toda a documentação exigida, em caso de pré-aprovação na avaliação socioeconômica; (iv) ser aprovado na avaliação socioeconômica.
Categorias de auxílio - A avaliação socioeconômica da PRACE divide os alunos que solicitam auxílio em cinco categorias, que vão da categoria (A) — que contempla estudantes que, em função da condição socioeconômica familiar desfavorável, possuem alto grau de dificuldade em permanecer na Instituição e obter desempenho acadêmico satisfatório — até a categoria (E) — dos estudantes que não possuem dificuldade em permanecer na instituição e obter desempenho acadêmico satisfatório, mesmo sem auxílio.
Essas categorias determinam também o percentual da bolsa com que o estudante será contemplado, que vai desde a bolsa integral a valores parciais de 75, 50 até 25%. O público prioritário é o de renda per capita de um salário mínimo e meio. Essa determinação é feita pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).