skip to content

Cidades de atuação

Estrutura em 3 cidades

A UFOP tem unidades em três cidades com culturas e histórias bom diferenciadas. Em cada localidade, as atividades acadêmicas dialogam com as características locais.

Ouro Preto
Fundada no período colonial brasileiro, a cidade de Ouro Preto é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. Com casas, igrejas e outros prédios dos séculos XVII e XIX é o maior sítio histórico no estilo barroco do mundo. Além da visibilidade da arquitetura, o município apresenta grande potência nas áreas de arte e cultura, com a realização de uma diversidades de shows, espetáculos, mostras e encontros, entre outros eventos. Em Ouro Preto, a UFOP possui espaços tradicionais como museus, cinema e uma biblioteca, todos no centro histórico e dialogando com a cultura local. Além disso, o campus Morro do Cruzeiro abriga a maior parte dos cursos da instituição com possibilidades de graduação nas áreas das ciências biológicas, exatas, da saúde, humanas e sociais aplicadas.
      •Saiba mais: www.ouropreto.mg.gov.br/

Mariana

A cidade de Mariana é considerada a primeira capital do estado de Minas Gerais e guarda uma grande referência arquitetônica, política e cultural do período da exploração mineral no Brasil. A relação com o Ciclo do Ouro no período colonial e, mais recentemente, como o da exploração do minério de ferro, é responsável pela configuração de um cenário de diversidades e grande produção cultural e filosófica. Conhecida como Primaz das Minas, conta hoje com duas unidades acadêmicas voltadas aos cursos das áreas das humanidades e ciências sociais. A concentração de cursos de cunho reflexivo gera o ambiente ideal para o debate ideológico e proposições inovadoras para o desenvolvimento das relações com a sociedade.
      •Saiba mais: www.mariana.mg.gov.br/

João Monlevade

Polo industrial na região do Médio Piracicaba, em Minas Gerais, João Monlevade é referência na extração e beneficiamento do aço. Emancipada no século XIX, conta com atrativos naturais, históricos e culturais, aliados à tendência aos setores da produção e do comércio. Em João Monlevade, a UFOP possui quatro cursos voltados para a área das ciências exatas. As soluções tecnológicas são o suporte para as proposições nos meios produtivo, de gestão e de fomento a novas iniciativas.
      •Saiba mais: www.pmjm.mg.gov.br